1- Rebeca Andrade ginasta brasileira

Rebeca Andrade ginastica brasileira rio 2016 5

Rebeca Andrade, nasceu em Guarulhos, é uma ginasta artística brasileira, que compete pelo Flamengo. Em 2012, com apenas 13 anos e em seu primeiro campeonato como profissional, Rebeca tornou-se campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística, superando ginastas de renome no cenário nacional, como Jade Barbosa e Daniele Hypólito. Em abril de 2015 estreou nas competições adultas internacionais na Copa do Mundo de Ginástica, em Ljubljana, na Eslovênia, onde competiu nas finais das paralelas assimétricas ficando em terceiro lugar com 12.800 pontos, conquistando a medalha de bronze.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rebeca Andrade mirava uma medalha depois de ter a terceira melhor nota na fase classificatória, mas acabou no 11º lugar. Rebeca Andrade encerrou sua participação ovacionada pelo público. Sob os gritos de “Rebeca, Rebeca”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 – Flavia Saraiva ginasta brasileira

Flavia Saraiva ginastica brasileira rio 2016 5

Flávia Lopes Saraiva, nasceu no Rio de Janeiro, é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. A promissora jovem de apenas 16 anos participou dos Jogos Pan-Americanos de 2015 representando o Brasil. Em sua primeira apresentação nos jogos, na trave, classificou-se em primeiro lugar. Conquistou uma medalha de bronze por equipes e o bronze individual geral no Pan Americano 2015. Fato que não ocorria com uma brasileira havia 12 anos. Flávia conquistou desde então inúmeras medalhas em etapas de Copa do Mundo (a maioria delas de ouro). Ela é uma das representantes da nova geração de ginastas olímpicos. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávia Saraiva foi a melhor brasileira na primeira série classificatória na ginástica artística feminina. A menina foi aplaudida de pé pelos brasileiros.na Arena Olímpica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 – Lorrane dos Santos ginasta brasileira

Lorrane dos Santos ginastica brasileira rio 2016 11

Lorrane Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Em 2015, Lorrane Oliveira conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto na categoria por equipes. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Lorrane representa desde 2013 o estado do Paraná, sendo bolsista do programa Talento Olímpico.

Pouco mencionada na mídia esportiva durante os Jogos do Rio, Lorrane dos Santos foi a quinta ginasta da equipe feminina. Completou o 4° individual geral da equipe: competiu salto e paralela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

4 – Gabrielle Douglas ginasta dos Estados Unidos

Gabrielle Douglas ginastica americana rio 2016 8

Gabrielle “Gabby” Douglas é uma ginasta da elite dos Estados Unidos, que fez, por três vezes, parte da seleção norte Americana de ginástica, fez parte da seleção que ganhou o ouro na final por equipes do mundial de 2011 em Tóquio, no Japão. Em 2010, Gabby se mudou de Virginia para West Des Moines, Iowa para viver com uma família de acolhimento para que pudesse treinar com Liang Chow, treinador da campeã olímpica de trave Shawn Johnson. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 participou na equipe dos Estados Unidos, ajudado a ganhar a medalha de ouro por equipes, vindo a repetir a proeza no concurso individual feminino de ginástica somando um total de 62.232 pontos, tornando-se dessa forma a primeira ginasta negra a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Gabby iniciou na ginástica quando tinha 6 anos, depois de sua irmã mais velha, Arielle, convencer sua mãe a matriculá-la na ginástica. Gabby venceu o campeonato estadual da Virginia, em 2004.

Nos Jogos Olímpicos do Rio  2016, Gabby Douglas teve atuação de gala nas barras, com a equipe dos Estados Unidos conquistando o ouro em todos os aparelhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

5 – Simone Biles ginasta dos Estados Unidos

United States' Simone Biles performs on the balance beam during the artistic gymnastics women's team final at the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Tuesday, Aug. 9, 2016. (AP Photo/Rebecca Blackwell)

Simone Arianne Biles é uma ginasta profissional dos Estados Unidos, especialista na ginástica artística, vencedora de catorze medalhas em campeonatos mundiais, sendo dez delas de ouro. É a ginasta mais condecorada na história do seu país em mundiais. Biles obteve três títulos mundiais no individual geral (2013, 2014 e 2015), três títulos mundiais no solo (2013, 2014 e 2015), ouro na trave de equilíbrio em 2014 e 2015, e foi membro da equipe americana vencedora em 2014 e 2015. Tornou-se a primeira ginasta em seu gênero a ganhar três Campeonatos Mundiais consecutivos no individual geral, tendo sido ainda a primeira afro-americana a obter um título nessa prova. Em nível nacional também possui três títulos no all-around (2013, 2014 e 2015).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A mais completa da Olimpíada do Rio de Janeiro, porém, já é um título que a americana de 19 anos pode ostentar. A ginasta de 1,45m de altura deu mais um show de precisão em acrobacias fantásticas. Simone é a campeã do individual geral, prova que reúne os quatro aparelhos (salto, barras, trave e solo). Foi o segundo ouro da garota, favorita a mais três conquistas nos Jogos.

Por Hernani Francisco da Silva – Do Afrokut

(Visited 855 times, 1 visits today)