Como ensinar “Consciência Negra” para os pequeninos dos anos iniciais?

consciencia-negra-para-criancas-rosa-margarida-imagem-1Devemos começar falando sobre Africanidades. Apresento como sugestão uma parte de um texto meu que está numa serie de 5 livretos com pequenas histórias, com variados tipos de texto, dedicada ao Ensino Fundamental ajudando aos professores com a Educação para as Relações Étnicorraciais e Ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira. Sairá em 2017…

Começando pelas africanidades fica muito mais fácil entender o que é “CONSCIÊNCIA NEGRA“. Com certeza serão adultos melhor informados sobre o que isso significa e não vão questionar sobre a necessidade de se ter consciência negra no Brasil…

Fica a dica..

AFRICANIDADES
(…)

Escutando a professora e pensando,
aos poucos fui entendendo,
Devagarzinho compreendendo
Essa tal africanidade.
É verdade !

(…)

A professora contou uma história que eu não conhecia.A história da “Árvore do Esquecimento”.

Nome diferente e triste para uma árvore não é mesmo?

Veja porque ela assim ficou sendo chamada…

“Existiu, lá no continente Africano, na Nigéria, no Porto do Benin, uma antiga e frondosa árvore. Ela ficava nas proximidades onde os africanos escravizados eram colocados nos navios tumbeiros para atravessar o oceano e chegar ao Brasil. Conta-se que antes do embarque, os homens eram obrigados a dar sete voltas ao redor dessa árvore e as mulheres nove voltas. A cada volta teriam que repetir em voz alta que esqueceriam tudo o que havia passado antes em suas vidas: sua família, sua religião, seu modo de viver, suas canções, seus valores…

Essa foi a tentativa dos escravizadores para tentar roubar as lembranças das raízes desses homens e mulheres africanos.Fazê-los esquecer sua terra natal,sua identidade,sua dignidade como pessoas. Eles pensavam que se tudo isso ficasse esquecido, apagado da mente desses homens e mulheres seria mais fácil transformá-los em escravos submissos,mercadoria pronta para ser vendida!

Mas a tentativa do ritual da “Árvore do Esquecimento” fez o efeito contrário. Escravizaram apenas o corpo pois na mente,na alma e no coração ninguém manda!”

(…)

“Os ancestrais africanos, quando fizeram a viagem forçada para o Brasil, não vieram sós. Trouxeram consigo seus rituais, seus valores,linguagens, religiões, costumes, vestimentas, canções e saberes de agricultura, metalurgia e pesca. Todos esses conhecimentos, princípios e valores foram transmitidos aos seus descendentes por meio das histórias contadas de geração em geração.”

(…)

Foi muito importante saber
Que os negros escravizados
No Brasil foram deixando
Pensamentos, crenças, idéias

Marcas de ser e viver !

Junto ao corpo escravizado
vindos nos grandes tumbeiros
carregavam, sem permissão
falares, sabores, saberes.

Viva, sua tradição !

Vivencias, crenças e idéias
ritmos, hábitos, sentimentos
comida, bebida, condimentos
modos de plantar e colher,
de tocar e de cantar !

Tudo ficou bem gravado
No coração brasileiro
são tradições, são valores
São heranças ancestrais
É a tal africanidade.

Não vou esquecer nunca mais !

Foi, nesse dia, então
Que pude melhor entender.
Que essa tal africanidade.
Com outras culturas parceiras
Teceram os fios coloridos
Da cultura brasileira !

Nessa aula eu aprendi
Uma verdadeira lição
Somos todos, os brasileiros
no sangue e na alma, herdeiros
De tradições africanas

consciencia-negra-para-criancas-rosa-margarida-imagem

Que bacana !
Desejo que usem a criatividade característica de professores para as atividades que poderão ser desencadeadas com esse texto. Tenho certeza de que os estudantes do 3°,4°,5° anos do Fundamental gostarão…Desde o desenhar e colorir a árvore, localizar no mapa o local dela, pesquisar na internet como está o local agora e principalmente entender facilmente o que são as Africanidades que já estão ouvindo falar em todos os lugares…

Sucesso! Se desejar mande fotos das atividade desenvolvidas para serem socializadas para outros professores mostrando possibilidades.

rosa-margarida
DA SÉRIE REPENSANDO O 20 DE NOVEMBRO
(Visited 173 times, 1 visits today)