A Organização da Unidade Africana escolheu o dia da sua constituição, 25 de Maio de 1963 como o Dia da África, para o mundo celebrar e lembrar os africanos, medindo o progresso que este continente fazia e faz na comunidade internacional.

Em 2014, comemoramos 51  Anos desde a criação, em Addis Abeba (Etiópia), da Organização de Unidade Africana (OUA), em carta assinada por 32 estados africanos já independentes na altura.

A África é um  continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terra.  Ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos. É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com  aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Para comemorar o Dia da Mãe África, escolhemos os melhores artigos sobre o belo continente postado em Afrokut, confira:

Cinco coisas notáveis sobre a África – Sem nenhuma ordem em especial estão cinco coisas notáveis sobre a África que acredito ser importante destacar. Leia mais.

 

As 7 maravilhas do Egito – Consagradas por Heródoto, elas vêm encantando gregos e troianos e todas as torcidas de todos os times do planeta há milênios. Veja a lista das sete maravilhas do Egito. Leia mais.

 

A surpreendente beleza das mulheres Himba  Uma das coisas que atrai os visitantes é a beleza surpreendente das mulheres Himba. Leia mais. 

 

 

10 ideias errôneas que temos sobre a África  – Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com a ignorância das pessoas com quem já conversou a respeito de seu continente natal, a África. Segundo ela, o mundo ocidental sabe muito menos do que deveria sobre o continente africano, pecando por ignorância e preconceitos. Pensando nisso, Christine elaborou uma lista com dez ideias enganosas sobre o continente. Leia mais

 

África – Uma História rejeitada – Porque os colonos brancos da África não podia acreditar que os negros africanos foram responsáveis pela a construção das muralhas da Grande Zimbabwe e da Costa Swahili, esses antigos monumentos eram creditados a fenícios, a “Rainha de Sabá branca” ou a outros viajantes brancos. O lugar onde a história humana começou está sendo recuperado e as glórias de suas realizações são revelados no documentário África – Uma História rejeitada.

O documentário África – Uma História rejeitada, produzido em 1995 por Joel Westbrook, aborda fragmentos da História africana envoltos em mistérios, cujas teorias explicativas foram por vezes rejeitados pelo mundo ocidental.  Leia mais.

Provérbios Africanos Este grupo: Provérbios Africanos, espaço para compartilharmos um pouco da visão de mundo (ou filosofia) das sociedades africanas, baseada no respeito e compreensão entre os indivíduos. 

“Em África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”

 

História Geral da África – A coleção completa História Geral da África está disponível em português na internet.

 

Do Afrokut

(Visited 52 times, 1 visits today)