Mais de 16 anos desde o primeiro doodle, o Google nunca homenageou Zumbi dos Palmares e o Dia Nacional da Consciência Negra.

Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Em 2011,  a Lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Google não tem consciência Negra! O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravizados começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Por que o Google nunca fez um doodle da  Consciência Negra? Quem escolhe quais doodles serão criados e como é decidido quais eventos receberão doodles?

Regularmente, um grupo de Googlers ( nenhum negro) se reúne para ter ideias e decidir quais eventos serão comemorados com um doodle. As ideias para os doodles vêm de várias fontes, incluindo os Googlers e os usuários do Google.

doodlers
Equipe de ilustradores e criadores dos doodles do Google, não tem negros e negras.

A equipe de ilustradores (chamados de doodlers) criou mais de 2.000 doodles para a página inicial do Google em todo o mundo.

O Google faz homenagem ao Dia da Consciência Negra nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Dia da Consciência Negra  é o  “Black History Month” (Mês da Historia Negra) celebrada no mês de fevereiro, criada pelo historiador afro-americano Carter G. Woodson em fevereiro de 1926. O Google já fez diversos Doodles da Black History Month:

google-doodle-black-history-month
O Google já fez diversos Doodles da Black History Month

Você que tem Consciência Negra  pode enviar “ideias” para doodles?

Segundo o Google “a equipe do doodle está sempre ansiosa para ouvir as ideias dos usuários”. Você  pode enviar e-mail para proposals@google.com com ideias para o doodle do Google.  Mande com copia para: doodleireland@google.com. Se possível faça chegar até  o presidente do Google no Brasil Fabio Coelho  seu twitter:  https://twitter.com/fabiojcoelho   e também sua pagina do Google+:  https://plus.google.com/+FabioCoelho  

Desde 2008  a Rede Afrokut  tem acompanhado os doodles do Google e tem questionado a não homenagem com um Doodle no Dia Nacional da Consciência Negra.

Em 2008 na data 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Google preferiu homenagear René Magritte um pintor europeu e não Zumbi. Neste dia questionamos esse deslize no Google Discovery, enviando e-mails para os dirigentes do Google no Brasil

Depois do incidente esperamos em 2009 o doodle da Consciência Negra do Google, não aconteceu. Em 2010 também não foi feito e no 20 de novembro em 2011, o Google permaneceu o mesmo, sem nenhum doodle. Em 2012, 2013, 2014, 2015, e 2016 também não aconteceu o doodle da Consciência Negra

Por Hernani Francisco da Silva – Do Afrokut

(Visited 106 times, 1 visits today)