Milton Santos em doodle

O Google presta homenagem com um doodle dedicado ao geógrafo brasileiro Milton Santos . O estudioso brasileiro, que nasceu em Brotas de Macaúbas (Bahia) e viveu grande parte da vida em São Paulo, defendeu, durante seus mais de 50 anos de carreira, uma “Nova Geografia”, que abrangia não só as características naturais de um território, Leia mais… »

O que é Kemet?

Acredita-se que Kemet é sinônimo de Egito antigo, porém, desta forma, ignora-se que a palavra “Egito” é o nome que os antigos gregos deram ao país. No entanto, não são sinônimos, o Kemet teve 30 dinastias e depois surgiu o Egito. O Kemet era a civilização avançada e mais influente de sua época. A planície fértil Leia mais… »

Sacada do Self da nova militância negra

No programa Conversa com Bial, que abordou reflexões acerca da temática dos 130 anos da abolição da escravatura, o Rapper Emicida comenta uma declaração do então presidente José Sarney que abria oficialmente as comemorações do Centenário da Abolição. Em seguida, o professor Hélio Santos comenta a fala de Emicida e revela a sacada do Self Leia mais… »

O que é Afrofuturismo

Na perspectiva do Afrokut, o Afrofuturismo é uma nova tecnologia de cura, memória e justiça que pode ajudar a nos libertarmos da noção ocidental do tempo linear. Nessa esfera do Afrofuturismo, o tempo é essencialmente cíclico, não linear e recuperável. O Afrofuturismo proposto aqui vai muito além das limitações da ficção científica. Mas como uma Leia mais… »

O que é Yoga Kemética?

As posições geométricas e as posturas observadas nos hieróglifos e nas paredes dos templos do antigo Egito Negro são algumas das primeiras manifestações do Yoga. A Yoga Kemetic ou, em português, Ioga Kemética, Ioga egípcia (kemet, significa Terra Negra, o nome Egito é a versão grega da palavra) é um antigo sistema egípcio de iluminação baseado nas práticas de movimentos físicos combinados com respiração profunda controlada e meditação. A versão Leia mais… »