Posturas e movimentos que são exclusivamente de kemetic Yoga
A Yoga Kemética realiza muitos dos movimentos e posturas, ou asanas, encontradas no Hatha Yoga convencional, porque muitos são vistos nos registros do antigo Kemet e também estão representados entre as práticas das sociedades africanas tradicionais.
Abaixo veremos algumas das posturas e movimentos que são exclusivamente keméticos antigos:
A Pose da Imortalidade
Essa postura é um autêntico e original movimento kemético do yoga que não apenas abre os joelhos, tornozelos, quadris e coluna, mas move a energia prânica através dos canais de energia. Com a torção da coluna, você recebe uma massagem suave para seus órgãos!
A Pose de Anpu
A pose do guerreiro pacífico ajuda a aumentar a flexibilidade da força, alinha o corpo e direciona a energia para o topo de sua cabeça. Essa postura também representa a submissão ao eu superior e a dissipação dos pensamentos autolimitados.
Pose de Sesh
Esta pose estimula os pontos de reflexologia nos pés que estão ligados ao cérebro, nos dando melhor memória, foco, criatividade e intuição. Os escribas de Kemet ficariam nesta pose durante horas para otimizar as suas habilidades mentais.
A Pose de Maat
Uma mulher sentada em uma perna dobrada, com a coluna torcida e os braços estendidos, personifica Maat. Os braços têm asas presas, o que significa a capacidade de curar e o espírito de voar ou subir metaforicamente. Maat usa uma pena na cabeça.
Movimentos Keméticos são feitos lentamente, em comparação com outras formas de yoga.
Por Henani Francisco da Silva
Imagem de ilustração: Dayse Gomis
Informações do livro: Introdução ao Yoga Kemética
Do Afrokut