Atrizes negras que ganharam o Oscar

A Academia distribuiu 336 Oscars de atuação no total, sem incluir prêmios honorários, com pouco mais de 9% indo para pessoas negras. Apenas 32 Oscars foram atribuídos a pessoas negras, 19 atores negros e atrizes negras ganharam o Oscar.

Apenas 12 mulheres negras ganharam o Oscar, Nove como atrizes e três como: melhor Figurino, melhor Direção de Arte, e Codiretora.

Começando com Hattie McDaniel – a primeira pessoa negra a ganhar um Oscar de atuação em 1940 – até Regina King, que ganhou em 2019, segue 9 Atrizes negras que ganharam o Oscar:

 

Hattie McDaniel ficou famosa após vencer o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante

Oscar 1940

Hattie McDaniel ficou famosa após vencer o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em …E o Vento Levou (1939).  Com o prêmio, ela se tornou a primeira pessoa negra a ganhar um troféu da principal  premiação da indústria cinematográfica.

A cerimônia foi realizada na boate Coconut Grove do Ambassador Hotel, que na época tinha uma política de “proibição de negros” devido à segregação na época – Selznick teve que ‘pedir um favor especial’ para colocá-la no prédio.

Whoopi Goldberg vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante

Oscar 1991

O sucesso da falsa – e cômica – médium Oda Mae Brown, de Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), foi tanto que Whoopi Goldberg recebeu uma das cobiçadas estatuetas do Oscar. A estrela se consagrou vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante;

Halle Berry o prêmio Melhor Atriz

Oscar 2002

Halle Berry também fez história no Oscar. Por viver a personagem Leticia Musgrove em Última Ceia, ela se tornou, em 2002, a primeira mulher negra a receber da Academia o prêmio de Melhor Atriz;

 

Jennifer Hudson Melhor Atriz Coadjuvante

Oscar 2007

Em 2007, Jennifer Hudson representou os negros no Oscar com o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.  Ela recebeu o troféu por seu trabalho em Dreamgirls – Em Busca de umSonho;

 

Mo’Nique venceu na categoria Melhor Atriz Coadjuvante

Oscar 2010

No Oscar de 2010Mo’Nique venceu na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no drama de Lee Daniels, Preciosa – Uma História de Esperança.

 

Octavia Spencer é eleita Melhor Atriz Coadjuvante

Oscar 2012

Na 84° edição dos Oscar, que aconteceu em 26 de fevereiro de 2012, no Teatro Kodak, em Los Angeles, Octavia Spencer levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel da empregada doméstica Minny no filme Histórias Cruzadas.

A atriz era considerada a favorita, após ter levado o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos. Aplaudida de pé, Octavia agradeceu à sua família e ao elenco do filme Histórias Cruzadas.

 

Lupita Nyong’o levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante do Oscar 2014

Oscar 2014

Em seu primeiro papel em um longa, artista nascida no Quênia ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em “12 Anos de Escravidão“, na 86ª cerimônia de entrega do principal prêmio da indústria do cinema, no Teatro Dolby, em Los Angeles. A atriz cresceu na África e estudou em Yale, nos EUA, onde se graduou em Atuação Dramática. A atuação de Lupita em “12 Anos de Escravidão” lhe rendeu prêmios como o do Sindicato dos Atores (elenco), Globo de Ouro e ‘Critic’s Choice‘ (melhor atriz coadjuvante).

“Quando eu olho para essa estátua dourada, espero que isso lembre todas as crianças pequenas que, não importa de onde você é, seus sonhos são válidos”, disse Lupita, arrancando aplausos e lágrimas da platéia no Dolby Theatre, palco da cerimônia.

 

Viola Davis leva Oscar de melhor atriz coadjuvante

Oscar 2017

Viola Davis ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante no filme “Um Limite Entre Nós“,  dirigido e estrelado por Denzel Washington,  conta a história de um homem negro nos Estados Unidos dos anos 1950, que tenta levar adiante sua família frente ao racismo presente na época. Viola Davis é a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar.

Esta foi a terceira vez em que Viola Davis foi indicada a uma estatueta do Oscar. Antes de “Um Limite Entre Nós”, a norte-americana concorreu como melhor atriz por “Histórias Cruzadas” (2011) e melhor atriz coadjuvante por “Dúvida” (2008).

Regina King recebe o Oscar 2019 de “Melhor atriz coadjuvante”

Oscar 2019

Regina King, de “Se a Rua Beale falasse”, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Regina era favorita na categoria, tendo vencido em varias outras premiações de cinema.

O filme “Se a Rua Beale falasse” foi  Inspirado no romance de James Baldwin sobre uma mulher grávida, Tish ( Kiki Lane), que luta para livrar o marido de uma acusação criminal injusta.

Por Hernani Francisco da Silva – Do  Afrokut

Veja também: 

24 negros vencedores do Oscar

(Visited 11 times, 1 visits today)
Compartilhe Afrokut
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  Yum
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares