Consiliência Negra na superação da Dupla Consciência

A Ciência Espiritual Kemética e as abordagens psicoterapêuticas estão em acordo: “as pessoas são divididas tanto interna quanto externamente“. Essa divisão é uma das principais razões para o sofrimento humano e suas doenças. São diversos os tipos de divisões para alcançar a UNIDADE dentro da dualidade que vivemos. Essas dualidades coexistem com: matéria e energia, material e espiritual, feminina e masculina, visível e invisível, vida e morte, leste e oeste, branca e negra, esquerda e direita, dia e noite, forte e fraca, você e eu… Entre outras muitas divisões dentro da nossa realidade humana.

Para os negros e negras  da diáspora, pensar na dualidade de sua identidade é um movimento de resistência na superação do racismo. O conceito de mais de um século de Du Bois da Consciência Dupla ainda é válido e relevante nos dias atuais.

Diversos estudos revelam que o racismo está conectado a uma maior prevalência de doenças cardiovasculares e depressão entre a população negra.  No nível individual, a dupla consciência é praticada nas interações diárias e, no nível institucional, afeta o modo como as pessoas negras vivem em toda a sociedade.

“O racismo contribui para a Dupla Consciência que coloca a pessoa negra numa posição neurótica, num confronto psíquico contra si próprio e como consequência nasce o “complexo de inferioridade” (Fanon)”.

A consciência dupla não apenas vê os negros de sua própria perspectiva única, mas também os obriga a se ver como podem ser percebidos por um “mundo externo branco”. A dupla consciência cria um “falso equilíbrio” entre as pessoas para atender padrões de como os outros os percebem, e também como eles se percebem. Esse dualismo cria limites invisíveis para a pessoa negra alcançar a UNIDADE.

A Ciência Espiritual Kemética oferece o conhecimento para transcender a dualidade da Dupla Consciência.  Nesta perspectiva a Consiliência Negra é uma unidade holística funcional da Ciência Espiritual Kemética: uma sinergia que gera  cura interna do nosso corpo, mente, espírito e é otimizada para  o desenvolvimento da autoconsciência na unidade do autoconhecimento. A “Consiliência Negra” é a vontade de juntar conhecimento e informação polar oposta sobre si mesmo para criar uma unidade da divisão e superação da Dupla Consciência através da Ciência Espiritual Kemética.

Por Hernani Francisco da Silva – Do Afrokut

Comentários do Facebook
(Visited 69 times, 1 visits today)