Mulheres Negras que ganharam o Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel foi atribuído a mais de 900 pessoas, só 57 mulheres foram agraciadas, das quais apenas quatro mulheres negras ganharam o prêmio

Desde o início da premiação, apenas 18 pessoas negras agraciadas com o Prêmio Nobel.

Os negros foram premiados em três das seis categorias de premiação: treze na Paz, quatro em Literatura e uma em Economia. O primeiro negro a receber o prêmio, Ralph Bunche, recebeu o Nobel da Paz em 1950. O mais recente, Abdulrazak Gurnah, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2021.

Conheça  4 Mulheres Negras que ganharam o Prêmio Nobel:

Toni Morrison

“Primeira mulher negra a ganhar um Prêmio Nobel”.

Prêmio Nobel de Literatura – Ano: 1993

Toni Morrison, nascida em Lorain, 18 de Fevereiro de 1931, foi uma escritora estadunidense. Recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Seu livro de estréia, O olho mais azul (1970), é um estudo sobre raça, gênero e beleza — temas recorrentes em seus últimos romances.

Despertou a atenção da crítica internacional com Song of Solomon (1977). Amada (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997), ganhou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção e foi escolhido pelo jornal americano The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”. Morrison escreveu peças, ensaios, literatura infantil e um libreto de ópera. 

Wangari Muta Maathai

“Foi a primeira mulher africana a receber, em 2004, o Prêmio Nobel da Paz”.

Prêmio Nobel da Paz  – Ano: 2004

Wangari Muta Maathai, nasceu em Ihithe, Distrito de Nyeri, no Quênia, 1º de abril de 1940, e morreu Nairóbi, 25 de Setembro de 2011, foi uma professora e ativista política do meio-ambiente queniana.

Ellen Johnson Sirleaf

“Foi uma das três mulheres galardoadas com o Prêmio Nobel da Paz de 2011 graças ao seu trabalho como a Primeira Ministra da Libéria, atraindo investidores para a renovação do seu país”.

Prêmio Nobel da Paz – Ano: 2011

Ellen Johnson-Sirleaf, nascida em Monróvia, 29 de outubro de 1938, foi presidente da Libéria de 2006 até 2018. Foi a vencedora das eleições presidenciais de 8 de novembro de 2005, em que derrotou o ex-futebolista George Weah. Foi reeleita em 2011 para um novo mandato.

Leymah Gbowee

“Gbowee foi em 2011 uma das três personalidades galardoadas com o prémio Nobel da paz junto com a sua compatriota Sirleaf e a iemenita Tawakel Karman”.

Prêmio Nobel da Paz  – Ano: 2011

Leymah Roberta Gbowee, nascida em Monróvia, 1 de fevereiro de 1972, é uma ativista africana encarregada de organizar o movimento de paz que colocou fim à Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003. Tal conduziu à eleição de Ellen Johnson-Sirleaf como a primeira mulher presidente de um país africano.

Do Afrokut


Leia tambem:

18 pessoas negras agraciadas com o Prêmio Nobel


14 personalidades negras que receberam o Prêmio Direitos Humanos do Governo Brasileiro

(Visited 230 times, 1 visits today)
Compartilhe Afrokut
Deixe um comentário

Conheça o Livro:Introdução ao Yoga Kemética

"Coleção de Ensinamentos da Sabedoria do Antigo Kemet".

Uma das práticas da Ciência Espiritual Kemética, conhecido nos tempos antigos como Sema Tawi (Yoga Kemética), também deve ser considerada como uma corrente universal da filosofia de autoconhecimento. SAIBA MAIS.