Os deslocamentos da Teologia a partir das experiências negras

O Livro Teologia & Negritude –  Os deslocamentos da Teologia a partir das experiências negras. Escrito e organizado por dois teólogos negros, o pastor Donizete Bueno e Emiliano Jamba, vem no fluxo do movimento do Espírito  e tem um sopro profético.

Segundo o teólogo Ronilso Pacheco:

“A força deste livro está naquilo que ele traz de mais surpreendente e significativo para a teologia brasileira: teólogos negros, teólogas negras, se uniram em um projeto comunitário para produzir teologia. Isto não é um fato que deva passar despercebido, como se tratasse apenas de um livro, não é.

Aqui celebramos. Esta obra tem um sopro profético, através daquilo que o seu subtítulo nos diz: “os deslocamentos da teologia a partir das experiências negras”. O que o leitor tem em mãos é uma obra que aponta a necessidade do (permanente) deslocamento da teologia, a meu ver, tão necessário para que ela continue a dizer alguma coisa para o mundo real das pessoas reais. A teologia precisa se deslocar a partir da experiência negra, indígena, LGBTQI+, das mulheres, dos clamores da terra.

A teologia deve sair da estagnação que, por séculos, a tornou quase incomunicável com as dores do mundo. Mas temos um livro que vem no fluxo do movimento do Espírito, que anima fé em um deslocamento que já começou, e não cessará.” Ronilso Pacheco.

Próximos lançamento do livro: Teologia & Negritude – Com a presença do teólogo Donizete Bueno.

Dia 12/02 em Recife

Dia 13/02 em João Pessoa – em Breve local

Afrokut

 

(Visited 78 times, 1 visits today)