Primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil

A Yoga Kemética remonta de uma das civilizações mais antigas, o Kemet, no Nordeste da África. A versão moderna deste antigo sistema foi desenvolvida a partir de pesquisas primárias conduzidas na década de 1970 pelo Dr. Asar Hapi e Mestre Yirser Ra Hotep. 

Em 2019, o Mestre Yirser Ra Hotep, instrutor responsável pela única certificação em Kemetic Yoga reconhecida pela organização internacional Yoga Alliance, veio 2 vezes ao Brasil a convite da Kasa de Maat, o único Centro de Formação em Instrutores de Kemetic Yoga no país, que realizou os primeiros cursos de formação de instrutores em yoga com base africana do método Yoga Skills. Hotep veio especialmente ao Brasil ministrar os cursos e certificar a primeira geração de 33 instrutores  Kemetic Yoga no Brasil

Disponibilizamos uma lista de instrutoras e instrutores certificados em Kemetic Yoga  no Brasil, dessa primeira geração. A lista não comtempla todos  os instrutores certificados, mas fica aberta para a entrada de todos e todas.

Instrutores de Kemetic Yoga em São Paulo:

Mestre Zelão

Mestre Zelão, José Carlos Dias Chaves, é Professor de capoeira desde o inicio de 1990, fundou junto com preofessores e mestres o Grupo Negaça Capoeira Angola, foi intitulado pelo mestre Cavaco a Contra Mestre em 2005. Permaneceu no grupo até 2009, quando fundou o grupo Capoeira Angola Mutungo, onde até os dias atuais dirije um trabalho de capoeira angola em São Paulo.

Mestre Zelão é instrutor de Kemetic Yoga formado na 2 turma no Brasil.

Saiba mais: https://m.facebook.com/mutungocapoeiraangola/?

Sirlene Santos (Sir)

Professora de ginástica laboral, Educadora Física, dançarina,  poetisa, instrutora de kemetic Yoga, Reikiana, curiosa das ervas. Graduada em Educação Física e pós em Dança e Consciência corporal. Atua como preparadora corporal, Personal, e ginástica laboral. Compõe dois coletivos: Coletivo Cultural Esperança Garcia e Instituto Afro Amparo e Saúde.

Conheça Sirlene e venha se (re)conectar com a sua ankhcestralidade através das prátikas milenares, por meio de meditações, posturas e respirações.

Saiba mais no Intagram:  @sir.lene.santos @cuidand0desi

Shabaka Mangangá

Shabaka Mangangá é um Afrikano em diáspora, Sba de Kemetic Yoga certificado pela Yoga Skills (Chicago) & realizado por Kasa de Maat (RJ). Desenvolve um trabalho familiar de gastronomia plant based/Ital food, é estudante de práticas de saúde holística Afrikanas.

Saiba mais no Intagram: @shabaka.manganga

Sabrina Mattos

Sabrina Mattos, Terapeuta Holística e Ayurvedica, instrutora de Kemetic Yoga, certificada pela Yoga Skills Chicago/ USA & realizado por Kasa de Maat. Viajando sempre entre Rio e SP, paridora do Namaste Terapias Corporais em Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ e do projeto Entre Olhares e Saberes, Reencontro com a visão ancestral, em Jundiaí – SP.
Saiba mais: @sabrinamatos

 Karima Serene e Furaha Imane, do Coletivo Rekhet Yoga

Os instrutores de Kemetic Yoga do Coletivo Rekhet Yoga, Furaha Imani e Karima Sere, vem desde o ano de 2013 pesquisando acerca das práticas do Antigo Egito, em especial a modalidade prática psico-física conhecida popularmente no ocidente como Yoga

Membra conselheira da Kasa de Maat. Assim, Karima Serene, com o Coletivo Rekhet, ao qual é membro e fundadora junto com Furaha Imani desde o ano de 2017, vem fomentando aulas regulares de Yoga Africana em São Paulo, nas regiões Oeste e Central, além de realizar palestras e oficinas com o intuito de revelar essa antiga prática ainda pouco conhecida no Brasil, promovendo aspectos de equílíbrio e saúde física/mental. No ano de 2019, com a vinda do Mestre Yierser Ra Hotep, fundador da escola Yoga Skills e da Kemetic Yoga, Furaha Imani e Karima Serene, se tornam parte desse fio e linhagem, adquirindo mais uma formação e experiência.

Saiba mais no Intagram: @rekhetyoga

Instrutores de Kemetic Yoga no  Rio de Janeiro:

Glauce Pimenta Rosa

Glauce Pimenta Rosa, é instrutora de Kemetic Yoga,  integrante da primeira geração  de 33 instrutores no Brasil. Seu primeiro contato foi pesquisando no Facebook, quando conheceu o Projeto Yoga Afrikana Brasil, através do irmão Rafael Arah, que faz parte da equipe da Katiuscia Ribeiro, do Geru MãaFilosofias Afrikanas, em 2016. Permaneceu (e permanece) estudando sobre Yoga Africana, conheceu a Kasa de Ma’at e foi certificada em Kemetic Yoga.

Saiba mais no Intagram: @glauce.pimenta.rosa  e  @kazawasaberesancestrais

Ana Sou

Faz parte da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil. Na yoga de base indiana, está em formação em Yin Yang Vinyasa (Edson Ramos) e Hatha Yoga (Arte de Viver). Também tem formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Pune – Índia); e terapia de respiração Rebirthing (Renascimento).

Saiba mais no Intagram: @anasou.a

Candace Makini e Amani Kush 

Candace Makini desenvolve oficinas de saberes ancestrais, é psicoaromaterapeuta, alquimista natural, cristaloterapeuta, instrutora de kemetic yoga, e pesquisadora dos antigos conhecimentos tradicionais relacionados a cura pela natureza.

Amani Kush estudou na Shock Metaphysics Kemetic Wisdom School através da Kasa de Ma’at, é estudante de Mdw Ntchr (Medu Netcher – linguagem e escrita clássica kemética) com o renomado mestre Mfundishi Jhutyms, instrutor de kemetic yoga, pesquisador da ciência espiritual africana do Vale do Hapy (Nilo), fomentador da consciência I-tal (vital/natural), da saúde holística africana e práticas ancestrais de cura.

O casal Candace Makini e Amani Kush, são gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a ‘Jornada Seneb Nbw’ (se lê ‘nebú), um percurso de estudos e práticas com base na saúde holística africana. A Kiumbe nasceu em meados de 2016 como consequência do processo de desenvolvimento pessoal e vivência de Candace Makini e Amani Kush.

Saiba mais no Intagram:  @kiumbe.ixi   @candace.makini  @amani_kush_asr

Sol Crespo – Thomas Mariano

Sol Crespo é criador de conteúdo digital, fotógrafo, Youtuber, graduado em Estudos de Mídia (UFF) e Instrutor de Yoga formado na 2 turma de Kemetic Yoga no Brasil.

Saiba mais no Intagram: @solcrespoyoga

Tainá Antonio

Tainá Antonio é uma cientista ambiental, mestranda em Psicossociologia de comunidades e yogui, é geradora do “Yoga Marginal” que oferece aulas, cursos e rodas de conversas nas periferias. Pesquisadora da origem africana das práticas de autocuidado e do yoga que existe no dia a dia da periferia, ministra práticas de hatha yoga tradicional indiano, kemetic yoga africano e sarra yoga da Tainá, isso mesmo, yoga e funk juntinho curando nossos dias.

Saiba mais no Intagram: @yogamarginal

Kofi Heru Adwa

Kofi Heru Adwa é educador Ital, Matemático, e membro da Kasa de Maat. Kofi é pesquisador e praticante das Auto Curas Africanas, tais como, Cristais, Aromaterapia, ervas, Cromoterapia, Radiônica, técnicas de Respiração, Astrologia, Alimentação Viva, Kemetic Yoga e Meditação.

Saiba mais no Intagram: @kofiheru  @divinerootsfamily

Instrutores de Kemetic Yoga na  Bahia:

Ana Luzia Wadjet

Ana Luzia Wadjet é historiadora, professora da rede pública, pesquisadora da história de África, pesquisadora e instrutora de Kemetic Yoga, prática ancestral de auto aprimoramento. Estudante do Mdw Ntr, a escrita sagrada do Antigo Kemet e Ourives, se dedica a confecção de jóias e amuletos kémeticos.

Saiba mais no Intagram: @ankh_em_maat

Instrutores de Kemetic Yoga no  Distrito Federal:

Kinah Monifa Nyabinghi

Kinah Monifa Nyabinghi, terapeuta holística corporal afrakana e instrutora de Kemetic Yoga. Formada na segunda turma de Kemetic Yoga Brasil.

Saiba mais no Intagram: kinah_monifa_nyabinghi

Instrutores de Kemetic Yoga em  Pernambuco:

Ivete Lourenço – Oyá Cy

Ivete Lourenço é Instrutora de Kemetic Yoga, trabalha em Cantina Vegetariana, Educadora Popular, Parteira Tradicional, e Práticas de Saúde Ancestrais.

Saiba mais no Intagram: @lo.ivete

Instrutores de Kemetic Yoga em  Rio Grande do Sul:

Isis Moreira Alves

Isis Moreira Alves é Terapeuta Afro Holística em técnicas integrativas e complementares, Mestra Reiki Afrocentrada; Mestra Gaia Reiki; Terapeuta Fitoenergética.  Participa do Programa Reiki Master como mestra supervisora; Ministra aulas de Kemetic Yoga.

Saiba mais no Intagram: essencialindadoeu.isis

Por Hernani Francisco da Silva – Do Afrokut

Imagens: Kemetic Yoga Brasil, Kasa de Maat e Intagram.


(Visited 19 times, 1 visits today)
Compartilhe Afrokut
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  Yum
  •  
  •  
  •  
  •  
Deixe um comentário