Sobre Afrokut

A Rede Afrokut foi criada em 2008 como um braço virtual da Sociedade Cultural Missões Quilombo, com o objetivo de articular e mobilizar pessoas negras cristãs através de uma rede social. Do objetivo inicial Afrokut chegou no topo da escala da intervenção utilizada, agora desenvolve um novo projeto, com novo modelo organizacional, programa, e princípios.

Nesta nova etapa, buscamos uma construção de conhecimentos pautados na Afrohumanitude, e no Ciclo Sankofa.

Nova etapa:

AfroHumanitude
Ciclo  Sankofa

AfroHumanitude

Acreditamos que a Afrohumanitude tem muito a contribuir com a cura do ser humano de uma maneira integral, de dentro para fora, modificando o campo mórfico (memórias do inconsciente coletivo) ou criando novos. A Afrohumanitude também traz uma nova abordagem epistemológica e ontológica na educaçao anteracista. Nesta perspectiva, entendemos que a África é o berço da humanidade e a Humanitude é Ubuntu-Sumak Kawsay-Teko Porã que liga toda a humanidade. Essa conexão forma a AfroHumanitude, que contempla: a NegritudeIndigenitudeBranquitudeParditude e continua aberta e disponível para outras humanitudes. Portanto, há uma necessidade de compreender, revitalizar e promover as virtudes da Afrohumanitude

Ciclo Sankofa

Entrelaçamos aqui o Princípio do Ciclo com o Conceito Sankofa: San (voltar, retornar), Ko (ir), Fa (olhar, buscar, pegar). Nesta perspectiva, o tempo opera através do Ciclo e da Sankofa que reforça a importância de olharmos para o Presente sem nunca esquecermos nossas raízes. O Ciclo Sankofa  está inserido na dimensão do tempo e navega no passado ( Afropassadismo), no presente (Afropresentismo) e no futuro (Afrofuturismo). 


Do projeto inicial, que foi: articular e mobilizar pessoas negras cristãs através da rede social, Afrokut continua focando no MNE, criando conteúdos sobre o Movimento Negro Evangélico  

O Movimento Negro Evangélico é uma organização autônoma e apartidária que mobiliza pessoas, redes e organizações que trabalham com o tema da negritude no Brasil a partir da igreja evangélica, criando assim uma rede articulada entre elas para lutar por políticas de ações  afirmativas e enfrentar a desigualdade racial, o racismo institucional e cultural e o extermínio da juventude negra.


Novo modelo de Sustentabilidade da Rede

Também criamos  um Novo modelo de Sustentabilidade da Rede, além do Site Afrokut, que continua aberto para todos e todas, criamos o Site de Membro com “conteúdo pago“. Apenas os assinantes terão acesso irrestrito ao conteúdo do site do Afrokut Membro. Os artigos continuarão sendo postado no Site Afrokut, e serão abertos a todas as pessoas, e outros serão postado no  Afrokut Membro e restritos, só para assinantes.


Nesta perspectiva, Afrokut através da Sankofa:”volte e pegue”, faz uma jornada para retornar à fonte e buscar o que foi esquecido, perdido, roubado, mal-interpretado, e deixado para trás. Resgatando a memória para continuar fazendo história no presente e traçando o futuro. Venha Conosco!

Nossa busca é baseada em exame crítico, investigativo, inteligente, e paciente.

Portanto, Sejam bem vind@s 

Hernani Francisco da Silva | Fundador e Editor do Afrokut

(Visited 2.294 times, 1 visits today)
Compartilhe Afrokut
Deixe um comentário