
Por uma fé contra o racismo é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil que contribui para o aprendizado e a prática do combate ao racismo em nosso país. A proposta de organizar este material veio do Rev. Robson de Oliveira, com a contribuição de várias autoras e autores. Um material didático para pastoral de combate ao racismo.
A partir da amplitude dos estudos relacionados ao racismo, do contexto das igrejas e área de atuação dos autores e autoras convidados, a temática foi organizada em três tópicos: Aspectos Histórico e Sociais, Aspectos Bíblicos e Teológicos, e Aspectos Eclesiásticos:
Aspectos Histórico e Sociais:
Para uma ampla compreensão do racismo como fenômeno social, suas razões, desdobramentos históricos, males e caráter estrutural. (Simony dos Anjos)
Racismo: compreendendo termos e conceitos para seu enfrentamento (Edson Fabiano)
Aprendendo com o Pastor Martin Luther King: quem foi? O que propôs? O que nos motiva? (Mara Bomfim)
A IPI e a luta antirracista. A igreja de ontem, incentivando e aconselhando a igreja de hoje. O que a ação e até mesmo omissão de outrora tem a nos ensinar? O que desejamos da IPI de hoje para um amanhã antirracista? (Leontino Farias dos Santos)
Aspectos Bíblicos e Teológicos:
Leitura Bíblica Antirracista. (José Roberto Cristofani)
Fundamentos bíblico-teológicos da Teologia Negra. O que é Teologia Negra? Quais suas contribuições para a igreja hoje? (José Adriano e Isaac Lessa)
Mulheres negras: a luta evangélica contra o racismo e sexismo. (Eliad Dias dos Santos)
Aspectos Eclesiásticos:
Fé cidadã, relevância social da igreja local no combate ao racismo. (Marco Barbosa)
A koinonia cristã como antídoto à discriminação. Como o ser igreja contribui na luta contra a discriminação racial? (Silas de Oliveira)
Contribuições litúrgicas para a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. (Márcia Furrier)
Um olhar para os índices de violência contra os negros, para a intercessão consciente da igreja. O que podemos fazer? Considerações para a elaboração de projetos na igreja local para uma espiritualidade antirracista. (Robson de Oliveira)
Assista entrevistas da Secretaria de Educação da IPI do Brasil, com alguns dos autores e autoras que produziram a revista especial de Escola Bíblica Dominical: “Por uma fé contra o racismo”.
Segue textos e artigos relacionados:
Em 2002, Burdick e Hernani Francisco da Silva, na época líder do MNE, iniciaram um projeto colaborativo para expandir o movimento. Hernani, que havia criado um site cristão negro em… O discurso do pastor Cosme Felippsen é um apelo sincero por inclusividade e compaixão, refletindo o espírito do Carnaval como uma celebração da vida e da comunidade. Cosme Felippsen, integrante do… A denominação supramencionada está localizada, atualmente, na rua da Carioca, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O casal, Marco Davi de Oliveira e Nilza Valéria Zacarias são principais… A Igreja do Divino Mestre, era original, com elementos de uma reforma religiosa, diferentes das igrejas europeias e americanas. Era uma Igreja Negra no sentido de reunião de pessoas “negras”… Em 31 de outubro de 2025, a reforma protestante completará 508 anos, data oportuna para a reflexão histórica do protestantismo e a escravidão negra no mundo. Nestes artigos vamos… Os protestantes também foram proprietários de escravizados. Segue 10 fatos que você não sabia sobre a escravidão nas igrejas evangélicas no Brasil: Leia mais… Neste cenário difícil e desigual, que é efeito dos longos anos de escravização no Brasil, o que podemos fazer, enquanto igreja, para uma sociedade que não seja racista? Angela Davis,… Os principais agentes da imigração norte-americana para o Brasil foram pastores protestantes do Sul dos EUA. O aceno de encontrar terras em abundância com mão-de-obra escrava certamente foi decisivo para… Diálogo entre os pastores Ariovaldo Ramos, Mônica Francisco e Marco Davi Oliveira sobre evangélicos, negritude e racismo O auditório do Sindicato dos Bancários no centro do Rio de Janeiro foi o ponto de… Os protestantes somente se firmaram no Brasil a partir da segunda metade do século XIX. Em sua maioria, os missionários enviados à América Latina eram norte-americanos. Principalmente os procedentes do…Estratégias para Expandir o Movimento Negro Evangélico
Fala do pastor Cosme Felippsen durante a lavagem da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
O caso da Nossa Igreja Brasileira
A Igreja do Divino Mestre
508 anos da Reforma Protestante e a Escravidão Negra
10 fatos que você não sabia sobre a escravidão nas igrejas evangélicas no Brasil
Como a igreja pode, de fato, se inserir em uma luta antirracista
508 anos do Protestantismo e escravidão no Brasil
Qual a cor da sua fé?
Os protestantes na luta contra o racismo