Recursos para uma educação antirracista

A sociedade brasileira é marcada pelo abismo racial e de classe, entender e desenvolver uma postura antirracista é fundamental para que a justiça racial e social caminhem juntas.

O trabalho de antipreconceito e antirracismo é crucial para desenvolver uma caminhada de justiça racial, para que todos possamos nos tornar seres humanos melhores.

Neste espaço compilamos uma lista de recursos para aprendizagem antirracista.


Recursos para contribuir com uma educação antirracista:

Pele negra, máscaras brancas

Primeiro livro de Frantz Fanon, “Pele negra, máscaras brancas” é um dos textos mais influentes dos movimentos de luta antirracista desde sua publicação, em 1952. Logo de início, se apresenta como…

4 livros do professor Kabengele Munanga

Kabengele Munanga é um antropólogo e professor brasileiro-congolês. É especialista em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira. Kabengele é graduado pela Université Oficielle du…

Racismo Estrutural

Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro “Black Power“, apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com…

Negritude

Perto do fim de sua vida, Aimé Césaire declarou que a pergunta que ele e seu amigo Léopold Sédar Senghor começaram a levantar depois de se conhecerem foi: “Quem sou…

Pequeno manual antirracista

Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude,…

Quem tem medo do feminismo negro?

“Um livro essencial e urgente, pois enquanto mulheres negras seguirem sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.” Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio…

(Visited 47 times, 1 visits today)
Compartilhe Afrokut
Deixe um comentário