
Por uma fé contra o racismo é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil que contribui para o aprendizado e a prática do combate ao racismo em nosso país. A proposta de organizar este material veio do Rev. Robson de Oliveira, com a contribuição de várias autoras e autores. Um material didático para pastoral de combate ao racismo.
A partir da amplitude dos estudos relacionados ao racismo, do contexto das igrejas e área de atuação dos autores e autoras convidados, a temática foi organizada em três tópicos: Aspectos Histórico e Sociais, Aspectos Bíblicos e Teológicos, e Aspectos Eclesiásticos:
Aspectos Histórico e Sociais:
Para uma ampla compreensão do racismo como fenômeno social, suas razões, desdobramentos históricos, males e caráter estrutural. (Simony dos Anjos)
Racismo: compreendendo termos e conceitos para seu enfrentamento (Edson Fabiano)
Aprendendo com o Pastor Martin Luther King: quem foi? O que propôs? O que nos motiva? (Mara Bomfim)
A IPI e a luta antirracista. A igreja de ontem, incentivando e aconselhando a igreja de hoje. O que a ação e até mesmo omissão de outrora tem a nos ensinar? O que desejamos da IPI de hoje para um amanhã antirracista? (Leontino Farias dos Santos)
Aspectos Bíblicos e Teológicos:
Leitura Bíblica Antirracista. (José Roberto Cristofani)
Fundamentos bíblico-teológicos da Teologia Negra. O que é Teologia Negra? Quais suas contribuições para a igreja hoje? (José Adriano e Isaac Lessa)
Mulheres negras: a luta evangélica contra o racismo e sexismo. (Eliad Dias dos Santos)
Aspectos Eclesiásticos:
Fé cidadã, relevância social da igreja local no combate ao racismo. (Marco Barbosa)
A koinonia cristã como antídoto à discriminação. Como o ser igreja contribui na luta contra a discriminação racial? (Silas de Oliveira)
Contribuições litúrgicas para a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. (Márcia Furrier)
Um olhar para os índices de violência contra os negros, para a intercessão consciente da igreja. O que podemos fazer? Considerações para a elaboração de projetos na igreja local para uma espiritualidade antirracista. (Robson de Oliveira)
Assista entrevistas da Secretaria de Educação da IPI do Brasil, com alguns dos autores e autoras que produziram a revista especial de Escola Bíblica Dominical: “Por uma fé contra o racismo”.
Segue textos e artigos relacionados:
A chegada da corte portuguesa, os processos de independências do Brasil e as primeiras leis abolicionistas marcaram significativamente a primeira metade do século XIX e deram o tom para as… O Brasil completa, em 13 de maio de 2024, 136 anos da abolição da escravatura. Entretanto, as igrejas evangélicas brasileiras continuam com seu silêncio covarde e pecaminoso diante da realidade… O RACISMO À BRASILEIRA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA DE 1871 à 2019 (Nota de repúdio do Movimento negro evangélico do Brasil) A primeira igreja Batista do Brasil, surgiu em 1871, na… O Movimento Negro Evangélico de Pernambuco vem através desta nota repudiar de maneira veemente o ataque contra o Ilê Axé Ayabá Omi, entendendo que é necessária uma resposta urgente do… Interpretações racistas da Bíblia foram base para a escravidão e sustentam o racismo e a intolerância religiosa ainda hoje Uma parte da história dos irmãos Caim e Abel é muito… Infelizmente muitos líderes evangélicos não entendem as questões étnico-raciais e assuntos como as Cotas, Diversidade Étnico-racial, Racismo Institucional, Genocídio da Juventude Negra, Ações Afirmativas, Políticas Públicas e nem tão pouco se preocupam em buscar conhecimento sobre esses… O mito da democracia racial, no Brasil, foi oficialmente deslegitimado, porém permanece ainda muito vivo nas igrejas evangélicas brasileiras. Muitas igrejas acreditam na existência do preconceito racial na sociedade; entretanto,… Hernani Francisco da Silva, no livro “O Movimento Negro Evangélico: um mover do Espírito Santo” relata que o panorama histórico do Movimento Negro Evangélico surgiu no Brasil em 1841, por… Os Evangelhos dizem de maneira explícita que Jesus nasceu em “Belém de Judá, no tempo do rei Herodes” (Mt 2,1 cfr. 2, 5.6.8.16), (Lc 2, 4.15), (Jo 7, 40-43). Nos tempos… A música se mostrou uma peça central na estratégia de atração e mobilização do MNE. Hernani mencionou a dificuldade em atrair grupos musicais pentecostais e neopentecostais para eventos do Movimento…Os vestígios Históricos do Lutero Negro e a Gênesis do Protestantismo Brasileiro
As igrejas evangélicas e os 136 anos da abolição da Escravatura
Racismo na Igreja Batista brasileira
Movimento Negro Evangélico de Pernambuco repudia o ato de racismo religioso sofrido pelo Terreiro das Salinas
O racismo religioso se apropriou até mesmo da bíblia para atacar tudo que vem da África
A Igreja Evangélica e as questões raciais
Três maneiras erradas de ser igreja diante do racismo infantil
O Movimento Negro Evangélico: história, desafios e perspectivas
É Natal Jesus nasceu em África
A Importância da Música no Movimento Negro Evangélico