O conceito de AfroHumanitude proposto aqui é a África como berço da humanidade e centro da história universal do mundo. Afro-Humanitude é África e a Humanitude conectada: África onde a humanidade surgiu e Humanitude o vínculo universal que liga toda a humanidade.
Essa conexão forma a AfroHumanitude, que contempla: a Negritude, Indigenitude, Branquitude, Parditude e continua aberta e disponível para outras humanitudes.
Acreditamos que a AfroHumanitude tem muito para contribuir com a questão racial no Brasil e no mundo. Entendemos que a África é o berço da humanidade e a Humanitude é Ubuntu que liga toda a humanidade.
Portanto, há uma necessidade de compreender, revitalizar e promover as virtudes da AfroHumanitude. Neste espaço vamos postar textos sobre a AfroHumanitude, e divulgar esse conceito na perspectiva da nossa caminhada:
A Pele Escura como Raiz da Humanidade: Uma Reflexão a Partir da Afrohumanitude
Estudos recentes sobre o DNA antigo de 348 indivíduos que viveram na Europa entre 3.000 e 8.000 anos atrás revelaram uma descoberta fascinante: a pele clara, hoje associada aos europeus…
O Movimento da Parditude: Surgimento e Controvérsias
Nas últimas décadas, o Brasil tem observado uma mudança significativa em seu cenário racial. A população que se identifica como negra, composta por pessoas de cor parda e preta, agora…
AfroHumanitude na Promoção do Letramento Racial
Reconhecendo a África como o berço da humanidade e o conceito de Ubuntu (Humanitude), que liga todos os seres humanos, a AfroHumanitude enfatiza que as diferenças entre nós são superficiais…
AfroHumanitude: Uma Ferramenta Poderosa na Promoção do Letramento Racial
A AfroHumanitude é uma proposta inovadora que busca ir além das dicotomias raciais tradicionais, promovendo uma visão unificada e inclusiva da humanidade. Ao reconhecer que todas as pessoas pertencem a…
Branquitude não é o oposto de Negritude na perspectiva da AfroHumanitude
Superar o paradigma binário preto/branco pode ampliar a compreensão das dinâmicas raciais e permitir um debate mais inclusivo e enriquecedor. A “raça” é apenas um dos muitos fatores que compõem…
A Indigenitude: uma inovação cultural que busca reforçar a identidade indígena no contexto contemporâneo
A Indigenitude é um termo sugerido por James Clifford para descrever a crescente consciência e revitalização das culturas indígenas. É uma resposta às décadas de colonização e opressão, celebrando e…
O termo pardo e a Parditude no Brasil
No Brasil, o termo “pardo” tem uma história complexa e multifacetada, refletindo a diversidade racial e cultural do país. Desde o século XVI, início da colonização portuguesa, a palavra foi…
A importância de reconhecer a Parditude
A Parditude é um conceito que busca reconhecer e valorizar a identidade e a cultura das pessoas pardas ou mestiças no Brasil. Em um país marcado pela miscigenação, os pardos…
O Brasil miscigenado e o reconhecimento da parditude
Artigo de José Eustáquio Diniz Alves Pela primeira vez, a população parda aparece como grupo majoritário da população brasileira. O gráfico abaixo, apresenta os dados do quesito raça/cor dos censos…
A Parditude e os Dilemas dos Pardos, Maior Grupo Étnico-Racial do Brasil
O artigo da BBC “Os dilemas dos pardos, maior grupo étnico-racial do Brasil segundo Censo 2022” oferece uma análise abrangente da complexa situação dos pardos no Brasil, que representam 45,3%…