Parditude

A Parditude surge na inspiração do conceito de Negritude, de Senghor e de Césaire. Assim, a Parditude não é separada da NegritudeIndigenitude e da Branquitude, pois compõe a essência da Afro-humanitude que mostra que a humanidade é uma só, mas com múltiplas expressões.

Parditude é uma forma de resistir ao racismo e ao apagamento histórico que os pardos e mestiços sofrem no Brasil, onde muitas vezes são invisibilizados ou forçados a se enquadrar em categorias raciais binárias. Os pardos no Brasil são as pessoas que se identificam como tendo uma mistura de origens étnicas, principalmente de brancosnegros e indígenas.

A Parditude que propomos se entrelaça com a AfroHumanitude, que é África e Humanitude conectada.  Entendendo a África como o berço da humanidade e Humanitude ( Ubuntu/Sumak Kawsay/Teko Porã) que liga toda a humanidadeEssa conexão forma a AfroHumanitude, que contempla: a Negritude, IndigenitudeBranquitude, Parditude, e continua aberta e disponível para outras humanitudes. 

Neste espaço buscamos disponibilizar uma abordagem da identidade, cultura,  história, e autoconhecimento  com foco na Parditude.


O termo pardo e a Parditude no Brasil

No Brasil, o termo “pardo” tem uma história complexa e multifacetada, refletindo a diversidade racial e cultural do país. Desde o século XVI, início da colonização portuguesa, a palavra foi…

O que é Parditude?

Parditude é um termo que se refere à identidade e à cultura dos pardos ou mestiços no Brasil. Uma forma de valorizar a diversidade e a riqueza cultural que os…