O Movimento Negro Evangélico

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

No livro digital  O Movimento Negro Evangélico,  Hernani Francisco da Silva lançar um olhar para a mais nova força de mobilização dos movimentos negros no cenário brasileiro.

Mesmo sendo uma das forças mais recente de atuação no Brasil na questão racial e negritude, a luta dos negros e negras no cenário protestante não é nova, ela se inicia em 1841 quando um negro alfaiate, letrado, Agostinho Jose Pereira, começou a pregar nas ruas de Recife a liberdade dos negros e negras nos termos bíblicos e como libertação divina. Nascendo assim a primeira Igreja Protestante Brasileira, uma Igreja Negra.

O Movimento Negro Evangélico contemporâneo, começa a se formar na década de setenta e oitenta, onde surge pessoas e organizações desafiada a trabalhar a questão racial negra nas igrejas evangélicas.

Atualmente esse movimento é uma das mais novas forças de combate ao racismo e de consciência negra do Brasil, ele surge dentro do seguimento evangélico brasileiro onde grande parte dos seus seguidores são afrodescendentes, paradoxalmente um seguimento que demoniza a cultura e historia negra, e tem uma longa historia de constrangimento e racismo.


Artigos sobre o Movimento Negro Evangélico

Reforma Protestante Negra

O movimento religioso liderado por Agostinho José Pereira foi diferente de todos os movimentos ligados ao protestantismo europeu e norte americano. O pastor negro Agostinho não tinha nenhum vinculo com  missionários ou grupos protestantes….

A Igreja do Divino Mestre

A Igreja do Divino Mestre,  era original, com elementos  de uma reforma religiosa, diferentes das igrejas europeias e americanas. Era uma Igreja Negra no sentido de reunião de pessoas “negras”…

O Divino Mestre

Agostinho José Pereira, não se denominava “Divino Mestre“. Mesmo com seu trabalho de alfabetização vinculado ao ensino das Escrituras, Agostinho não se deixava ver como um divino mestre. O Diário de…

Comentários do Facebook
(Visited 218 times, 1 visits today)